Parque do Cocó
História
Em tempos passados, nas áreas que hoje compreendem o Parque do Cocó e seu entorno, existiam muitos sítios. Entre eles, o sítio do Senhor Antônio Diogo e o sítio do Senhor Tomaz Gomes, que faziam a extração de sal nas salinas Diogo e Jangada, respectivamente. Com a queda na produção de sal, no final dos anos 70, as salinas foram desativadas. Assim, deu-se inicio a instalação de residencias e equipamentos sociais nessas áreas.
Salina Diogo (Fonte: Arquivo Nirez)
O sonho de manter na cidade uma região com natureza preservada tomou forças no mesmo periodo, quando os primeiros movimentos ambientalistas de Fortaleza resolveram lutar pela criação do que se tornaria o Parque do Cocó. A princípio, as manifestações aconteceram contrárias à construção da sede do Banco do Nordeste, no bairro São João do Tauape. Essas manifestações levaram as autoridades a declarar a primeira área do rio Cocó a ser protegida, em 29 de março de 1977, quando foi declarada de utilidade pública para desapropriação e foi impedida a construção do que seria a sede do BNB. Em 11 de novembro de 1983, o decreto municipal número 5.754 deu a denominação de Parque Adhail Barreto àqueles 10 hectares.
Em 5 de setembro de 1989 o decreto estadual número 20.253 cria o Parque Ecológico do Cocó e expandido em 8 de junho de 1993 atualmente abrange uma área de 1.155,2 hectares. No entanto, não houve a consolidação do Parque do ponto de vista legal, o que gerou diversas invasões em seu entorno. Os dois decretos de desapropriação caducaram e a regularização fundiária não foi plenamente efetuada.
No dia 6 de maio de 2016 foi apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA),o projeto de regulamentação do Parque do Cocó, em uma audiência pública conjunta da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Fortaleza. O evento ocorreu no Complexo das Comissões, através da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa. A audiência contou com a participação de diversos ambientalistas.
Após 40 anos desde a primeira tentativa finalmente no dia 04 de junho de 2017 o Parque Estadual do Cocó foi oficializado pelo então governador do estado, Camilo Santana, em um evento realizado no equipamento. O governador anunciou também que já está garantido investimento de R$ 50 milhões em Infraestrutura do equipamento, como vias de proteção urbanística, além do cercamento da área. Outra novidade será a realização de um concurso internacional, onde paisagistas e arquitetos de todo mundo poderão sugerir ideias para contribuir a valorização do Parque. O evento contou também com a participação do prefeito Roberto Cláudio, empresários, ativistas ambientais, além de representantes do poder legislativo, estadual e municipal. Na oportunidade, também foi entregue a comenda Amigos do Cocó para personalidades que apoiaram a causa e ocorreu a inauguração do letreiro em homenagem ao Parque do Cocó. O novo projeto vai adequar a área como Unidade de Conservação de Proteção Integral segundo o Sistema Nacional (Snuc), indicando que o parque deve ser de posse e domínio público. A medida prevê o controle e a preservação do que é considerado o pulmão verde de Fortaleza e dá maior embasamento à atuação da gestão ambiental, policial e de fiscalização e monitoramento da área. A nova regulamentação foi viabilizada a partir de acordo entre o Governo Estadual e Secretaria do Patrimônio da União (SPU), responsável pelas áreas que foram anexadas, que a partir de agora passam ser gerenciadas pelo Estado, que também recebeu terras que antes pertenciam à Prefeitura de Fortaleza. Com o ato, o parque cearense vai superar, em tamanho, o Parque Ibirapuera, de São Paulo, e o Central Park, de Nova Iorque.
Evento de Regulamentação do Parque (Foto: Nah Jereissati)
Fonte |
Fonte |
Fonte
O Parque atualmente
Verde by
arimm, no Flickr
CIOPAER 20 ANOS by
Governo do Ceará, no Flickr
Trilha do Parque do Cocó, Fortaleza, CE - Brasil by
Evaldo HS Nascimento, no Flickr
Guardem nos olhos... by
Augusto Cesar Costa, no Flickr
Rio Cocó by
Tarso Bessa, no Flickr
Parque do Cocó by
ruimc77, no Flickr
ec_f_ 02-10-2017 16-23-15 by
Enio Castelo, no Flickr
Foto: Diário do Nordeste
ec_f_ 02-10-2017 16-08-43 by
Enio Castelo, no Flickr
Foz do Rio Cocó by
Luiz Felipe Sahd, no Flickr
Cidade fotografada pelo astronauta Scott Kelly de estação espacial em 2015
Perímetro do Trecho 1