Quantcast
Channel: SkyscraperCity
Viewing all articles
Browse latest Browse all 34720

(MG) Brumadinho | Inhotim | Novos Projetos Desenvolvidos em 2012

$
0
0
Novos projetos desenvolvidos para o Instituto Inhotim, datados de 2012.

Administrativo Meio Ambiente
Com a necessidade latente de aumento das áreas de trabalho e de ambientes de apoio às duas diretorias, e devido à baixa qualidade espacial e arquitetônica dos espaços então ocupados, optou-se por erigir uma nova sede em substituição àquelas.
Soma-se a estas questões o programa de necessidades fornecido pelo cliente: refeitório de funcionários com capacidade para 70 pessoas, lanchonete para visitantes e funcionários, sala de aula para treinamento com capacidade para 30 alunos, sala de reunião compartilhada para as diretorias, e área administrativa para 60 postos de trabalho. Com este extenso programa, outro obstáculo surgiu: a interferência desta edificação na paisagem.
Optou-se por uma edificação em apenas 01 pavimento, e que se esparramasse pelo terreno, desviando de árvores e possibilitando a construção em etapas...












Entrada do Viveiro Educativo
Foi implantada uma laje, no nível da rua de acesso, que coberta por uma lâmina d’água marcaria de forma sutil a entrada do Viveiro Educativo. Abaixo desta laje, por meio do desnível de aproximadamente 3,60 metros, foram locadas as Instalações Sanitárias, Central de Vigilância e a Sala de Atividades do Viveiro Educativo, com um depósito lateral. O balanço da laje com 4,75 metros amplia a área de atividades e extrapola os limites da sala, permitindo a ocupação de todo o espaço em ações educacionais e exposições. Contíguo a esta área coberta, um grande platô ajardinado torna ainda mais viva e diversa a relação entre educação e natureza.
Promovendo a conexão entre os dois níveis, surge uma rampa nada convencional.
Este elemento, que poderia ser um mero acesso, proporciona uma experiência sensorial: no nível da rua, a rampa com suas paredes inclinadas para fora convida ao caminhar; mas logo abaixo uma árvore (existente no local) sinaliza a mudança de direção, as paredes laterais se tornam altas e se fecham para dentro, instigando a curiosidade; e o trajeto finaliza se abrindo para o platô ajardinado, que descortina mais uma vez a paisagem deslumbrante.












Pérgola entre o Restaurante Tamboril e o Bar do Ganso
A estrutura das células é composta por vigas metálicas tipo caixa (tubular quadrado sem costura) e pilares metálicos tubulares redondos. Por haver uma serralheira no próprio local e pela dimensão total da cobertura, a estrutura metálica se mostrou a melhor solução em custo e viabilidade técnica.
O sistema de cobertura será em policarbonato compacto de 4mm translúcido com perfis metálicos de 50x50mm, silicone estrutural e fitas de vedação. As águas pluviais da cobertura serão recolhidas por perfis metálicos tipo C (locados de forma a substituírem as vigas caixa em trechos específicos) que funcionarão como calhas, e direcionadas para a tubulação de drenagem superficial existente através dos pilares de sustentação.
Abaixo da cobertura em policarbonato estão previstos brises em réguas de madeira com seção de 30x100mm, com espaçamentos variados nas diversas células. Estes brises proporcionam um sombreamento dinâmico e difuso, tendo em vista a variação do espaçamento entre as peças, e funcionam ainda como “forro” sob a cobertura das células.


Vista da cobertura
´
http://urbanaarquitetura.com.br/

Viewing all articles
Browse latest Browse all 34720

Trending Articles