Quantcast
Channel: SkyscraperCity
Viewing all articles
Browse latest Browse all 34720

Festa Nacional do Carneiro no Buraco (Campo Mourão - PR)

$
0
0
23º Festa Nacional do Carneiro no Buraco




Depois de muito tempo, resolvi fazer um thread sobre a Festa Nacional do Carneiro no Buraco que acontece todos os anos aqui em Campo Mourão - PR, mais precisamente na segunda semana de julho, em 2013 o evento bateu recordes, os 10 mil convites para o almoço do Carneiro no Domingo se esgotaram antes do tempo previsto, cerca de 200 mil pessoas passaram pelo local nos cinco dias em que o evento foi realizado, tivemos a participação de grandes empresas, e a presença de várias autoridades.


Festa Nacional


É o prato típico de Campo Mourão. A iguaria foi criada por três pioneiros da cidade, no início da década de 1960, depois de assistirem a um filme em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas, todos já falecidos, foram os pioneiros no desenvolvimento da iguaria. No início o prato era servido esporadicamente apenas em festas de amigos, na década de 1980 passou a ser servido também quando autoridades visitavam o município.
Um movimento encabeçado pela confraria da Boca Maldita local levou a oficialização da iguaria como prato típico em 1990 e a primeira Festa do Carneiro no Buraco foi realizada já no ano seguinte. O evento acontece sempre no segundo final de semana de julho. A Festa Nacional do Carneiro no Buraco acabou transformando o prato típico em verdadeiro símbolo de Campo Mourão sendo uma festa extremamente importante, cerca de 150 mil pessoas prestigiam anualmente o evento, divulgando o Município em todo Brasil e em outros países.
Visitada anualmente por mais de 150 mil pessoas, a Festa Nacional do Carneiro no Buraco é realizada no Parque de Exposições Getulio Ferrari, na BR 158, saída para Maringá. O evento é organizado pelo município de Campo Mourão e acontece durante cinco dias. O ponto alto dos festejos é o domingo da festa, quando é servido o almoço do Prato Típico. Nesse dia, a cidade recebe turistas de todo o Brasil e do exterior. Cerca de 140 tachos do carneiro no buraco são servidos para nove mil pessoas e parte da renda arrecadada é destinada para manutenção de entidades sociais da cidade.
A festa oferece para os visitantes shows, exposições, feira da agroindústria familiar, leilões de gado, artesanato, café colonial, festivais e espetáculos ao ar livre, parque de diversões, rodeio e muitas outras atrações. Quem visita o Parque nestes dias também encontra boas opções em gastronomia com diversos restaurantes e lanchonetes que oferecem de refeições elaboradas ao fast food tradicional das festas populares.
Há, ainda, espaços para a comercialização de produtos regionais e expande-se o agronegócio com exposição, feira e leilões de gado e de implementos, entre outros produtos.





Os Rituais


Na noite de sábado dois rituais marcam ainda a Festa Nacional do Carneiro no Buraco. O primeiro é espetáculo "O Guardião do Fogo", realizado na Arena do Parque de Exposições pela Fundação Cultural do município a partir de recursos cênicos. No local é apresentada a história da criação do prato típico, desde a descoberta do fogo, até aspectos da recente colonização do Município, e finalmente a implantação do prato típico.
Na mesma noite acontece o Ritual do Fogo, com o acendimento dos buracos, às 23h. Durante o ritual, autoridades, atiradores do Tiro de Guerra, entidades e patrocinadores conduzem o fogo com o qual serão acesos os buracos. O cortejo segue em caminhada pelo Parque até o Buraco nº 1, e depois ao Pavilhão dos Buracos e lá solenemente as autoridades fazem o acendimento num clima de magia e rara beleza.
No domingo é realizado Ritual de Retirada dos Tachos, o mesmo cortejo se repete com a abertura do tacho nº 01 que marca o início do almoço com o delicioso Prato Típico Carneiro no Buraco.






Receita


Ingredientes para 01 tacho:
1. 27 quilos de carne de carneiro de média idade
2. 2 quilos de tomate (miúdos)
3. 3 quilos de batata doce
4. 3 quilos de mandioquinha salsa
5. 2 quilos de chuchu
6. 2 quilos de cenoura
7. ½ quilo de pimentão
8. 1 quilo de vagem
9. 1,5 quilo de maçã vermelha (miúdas)
10. 2 quilos de abobrinha
11. 2 quilos de cebola (miúdas)

Temperos:
1. sal (815 gramas)
2. pimenta do reino (10 gramas)
3. óleo (300 ml) – vinagre de vinho (1,2 litro)
4. ajinomoto (100 g)
5. salsinha (2 maços)
6. cebolinha (2 maços)
7. alho (300 gramas)
8. molho de soja (250 ml)




Fotos












































Fotos: Valter Natálio Fotografia

Espero que gostem pessoal. ;)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 34720

Trending Articles