Quantcast
Channel: SkyscraperCity
Viewing all articles
Browse latest Browse all 34720

Nova cidade planejada na Região Metropolitana de Joinville.

$
0
0
Um projeto que foi lançado nesta Sexta-feira dia 19 de abril.
O local sera entre Joinville e Araquari. Vale a pena conferir o video.

https://www.youtube.com/watch?featur...=Gq8d_0nBzDo#!



Em meio a tanta novidade, fica difícil não brilhar os olhos para o projeto Master Plan Araquari – Joinville, que teve sua primeira apresentação, nessa semana, no auditório da Prefeitura Municipal de Araquari. O projeto traz uma cidade do futuro, pensada e muito bem planejada e, foi proposto pela Hacasa Empreendimentos Imobiliários, com o objetivo de direcionar a ocupação das áreas.

São mais de 38 milhões de metros quadrados, abrangendo áreas nos municípios de Joinville e Araquari, sendo o maior complexo urbanístico em desenvolvimento em nível nacional. A proposta defende a construção de um novo núcleo urbano interligando os dois municípios e formando uma nova centralidade regional.

Desenvolvido em alto padrão de infraestrutura, o projeto abrigará condomínios, loteamentos residenciais, a construção de uma marina na Baia da Babitonga, campo de golfe com 18 buracos, áreas empresariais, industriais e comerciais, além de edifícios públicos e institucionais que podem servir, também, como cartão postal da cidade. “Dos 38 milhões de metros quadrados que devem ser trabalhados, 70 por cento estão no território de Araquari e o restante em Joinville”, afirma o arquiteto responsável pela apresentação do projeto, Hélio Mitica.

Com os novos investimentos feitos em Araquari, como a vinda da montadora BMW, da fábrica de porcas e parafusos Ciser que apoia e ajudou a construir o Master Plan, e muitas outras indústrias que estão procurando a região para se instalar, uma reestrutura urbana se torna necessária, mesmo para facilitar a mobilidade no município. Segundo Hélio, toda a estrutura do projeto foi pensada para dar mais agilidade no trânsito e conforto aos moradores de Araquari, assim como aos empresários que buscarem a cidade para se fixar. “Araquari será quase uma nova cidade e tem facilidades por estar situada numa região de fácil acesso ao mar”, comenta Hélio.

Ele prevê, além de conjuntos residenciais e industriais, uma estrutura nos padrões europeus, com pequenos centros implantados nos bairros, onde evitará um deslocamento à longa distância dos moradores da região. Nesses pequenos centros, deve haver construções de comércios e instituições que vão suprir as necessidades dos habitantes, como farmácias, postos de saúde, escolas e creches, mercados e muitos outros empreendimentos. “A intenção é criar a cada 500 metros esses locais, para que os moradores levem apenas cinco minutos para chegar caminhando”, explica o arquiteto.

O primeiro desafio do projeto se estende à acessibilidade, onde será preciso a construção de um anel viário passando ao redor da área urbana em Joinville e ligando Araquari. A área joinvilense deve ser aproveitada para o interesse náutico com a criação de uma marina que ajudará a valorizar a região de mares. Um plano de construção de espaços de lazer, também está traçado e, deve atender a todas as classes sociais, assim como a construção de um shopping em Araquari. O investimento será grande e contará com a parceria entre setor público e privado, podendo depender da ajuda das empresas das regiões para a realização.

O Master Plan foi criado com base em somatórias do crescimento dessa cidade que possui atualmente 25 mil habitantes (2010), e o plano está previsto para 15 a 20 anos. Em todo o Brasil, existem apenas dois ou três projetos similares em desenvolvimento, mas nenhum com área de trabalho tão extensa. Os engenheiros e arquitetos envolvidos no projeto levaram um ano para concluir a primeira etapa que foi apresentada, que se define em estudos, compreensão do local e elaboração do plano.

Nessa primeira fase, houve apenas o diálogo e a apresentação para os funcionários da Prefeitura de Araquari. Uma nova etapa vem pela frente para que seja viabilizado o projeto e para que ele saia ou não do papel, informa o prefeito do município, João Pedro Woitexem: “Com certeza é um projeto que nos interessa, mas, precisamos agora ver o interesse da comunidade”. O próximo passo, segundo João Pedro, é reunir o Conselho da Cidade para colocar o projeto em discussão. “Vamos ter que apresentar também, um novo Plano Diretor, aí já aproveitamos e colocamos em pauta a viabilidade do Master Plan e, isso deve acontecer em no máximo 90 dias”.

Clenilton Carlos Pereira, vice-prefeito da cidade, resgata a situação do bairro Itinga que acabou surgindo sem planejamento entre as duas cidades, Araquari e Joinville e hoje, tem alguns pontos de congestionamento. “A cidade infelizmente não foi pensada para só então ser construída, e esse plano busca justamente resolver os problemas que surgiram devido à falta de planejamento. Agora, será preciso sentar com Hacasa, com Joinville e aos poucos, se possível, fazer acontecer o projeto”.

Clenilton também comenta que a reestruturação do Plano Diretor vai ajudar a decidir sobre o futuro da cidade e que agora, Araquari, também conta com o apoio do Ministério Público para direcionar algumas questões.

http://www.araquari.sc.gov.br/2013/0...a-nova-cidade/

Viewing all articles
Browse latest Browse all 34720

Trending Articles