O Projeto Canoas:
A proposta do empreendimento é criar um novo bairro planejado completo no lado leste da cidade de Canoas, integrando moradia, comércio e serviços. A implantação deste novo bairro que deverá ocupar uma área de 102 hectares será feita de forma gradual, dividindo-se em fases, ao longo dos próximos 15 ou 20 anos. O empreendimento está planejado, ou seja, toda sua malha viária e infra-estrutura estão planejadas e dimensionadas para até 9.000 unidades, contemplando:
- 3 Parques públicos urbanizados com áreas de lazer e áreas de preservação, totalizando aproximadamente 23,5 hectares;
- Equipamentos de uso diversificado para comércio, lazer e serviço;
- Vias de ligação Norte-Sul/Leste-Oeste com pistas duplas com canteiro central e vias secundárias planejadas para atender a demanda necessária, bem como a implantação de sistemas de transporte público;
- Áreas institucionais destinadas a implantação de equipamentos comunitários como escolas e postos de saúde;
Qual a localização do empreendimento?
O empreendimento está localizado no vazio urbano formado pelo quarteirão da Rua Boqueirão, Avenida Açucena, Avenida Dr. Sezefredo Vieira e futuro prolongamento da Avenida Farroupilha, totalizando uma área aproximada de 102 hectares.
Qual o conceito do projeto de urbanismo do Projeto Canoas?
Os empreendedores consideram que a melhor forma de ocupar tal área ociosa em Canoas é por meio de um bairro planejado especialmente para as pessoas. Aplicando conceitos do Novo Urbanismo, em que o planejamento urbano é desenhado na escala e nas prioridades dos pedestres; possuí espaços públicos de qualidade e que valorizam a história e cultura local; busca restabelecer o sentimento de se pertencer a um lugar e ser parte de uma comunidade, através de um bairro completo, com usos institucionais públicos e privados, residenciais, de lazer, comércio e serviços.
Como funciona a infraestrutura de saneamento do empreendimento?
Serão implantadas redes de esgoto sanitário, do tipo separador absoluto, projetadas para atender as demandas futuras de ocupação do bairro que serão interligadas ao interceptor que está cruzando a BR116 na Rua Almirante Barroso, de acordo com as diretrizes técnicas emitidas pela Corsan em 17 de junho de 2010.
O empreendimento é um loteamento aberto ou fechado?
O empreendimento proposto é um loteamento aberto, onde serão abertas vias públicas e criados parques urbanizados para lazer e entretenimento da comunidade. É um novo bairro para a cidade que irá trazer novas opções de lazer, opções de moradia, oportunidades de comercio e serviço para toda a comunidade.
Como será realizada a coleta de lixo e limpeza urbana do local?
Conforme Certidão emitida pela Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas em 27 de abril de 2010, a mesma se certifica a fazer a coleta de lixo domiciliar conforme as entregas das fases de implantação do novo bairro.
Como será a implantação?
A implantação proposta está dividida em fases, onde as vias e a infraestrutura serão implantadas de forma a atender a demanda das fases já implantadas respeitando a continuidade das fases seguintes. Tudo isso contemplando o escoamento do trânsito sempre considerando pontos de entrada e saída do bairro e com o planejamento das redes de esgoto, abastecimento de água, drenagem e fornecimento de energia.
Como serão as construções?
A proposta do novo bairro prevê a criação de quatro núcleos urbanos que oferecerão opções de uso misto, como casas e prédios residenciais, prédios comercias e/ou de serviços, além das áreas destinadas exclusivamente a empreendimentos residenciais seguindo sempre diretrizes urbanísticas do Plano Diretor do município.
Qual a altura máxima das construções?
De acordo com as diretrizes do Plano Diretor e também manifestação do V Comar (Comando Aéreo) emitida em 14 de julho de 2010, a altura está limitada à altitude máxima de 53,00m no topo da edificação (altura da edificação + cota do terreno).
Como será a segurança do bairro?
A proposta de criação de um bairro planejado que possua vida própria através da integração de opções de moradia, comércio e serviço, em quatro grandes núcleos urbanos, trará vida durante as 24 horas do dia ao longo dos sete dias da semana de forma a criar um ambiente vigiado pela própria comunidade. Além disso, poderão ser implantadas câmeras em pontos estratégicos e postos policiais que contribuirão nas ações e estratégias de segurança do município.
Existem áreas de preservação ambiental (APP – Áreas de Preservação Permanente) no terreno?
Sim, o projeto prevê aproximadamente 55 mil metros quadrados de áreas preservadas que irão proteger espécies de árvores e cursos d’água. Diversos estudos técnicos foram elaborados por profissionais qualificados de forma a considerar uma ocupação ordenada e licenciada nos parâmetros exigidos pela legislação ambiental.
Quais as medidas que serão implementadas no trânsito?
A mobilidade urbana é um dos pilares do conceito de implantação do novo bairro. Através de Estudos de Impacto de Tráfego (EIT), que levam em consideração todo o entorno que será diretamente e indiretamente impactado pela implantação do novo bairro, bem como as obras de infraestrutura previstas pelo poder público no planejamento urbano da cidade, foram identificadas melhorias que devem ser implantadas, como:
- Abertura de trecho de continuação da AV. Farroupilha com duas pistas e canteiro central;
- Implantação da segunda pista da Av. Açucena na extensão do terreno;
- Implantação de rotatórias;
- Criação de binários;
- Melhorias na sinalização de pedestres e na vias do entorno;
- Ajustes e adaptações nas conversões à esquerda nas vias do entorno;
SITE OFICIAL: http://www.projetocanoas.com.br/